PSICOLOGIA DO LUTO
com Dra. Patrícia Ruivo
Curar para bem recordar
O LUTO
Surge como uma reação e um processo natural que resulta da perda de alguém próximo ou de uma alteração de vida significativa que implique perda (doença, divórcio, reforma, mudança de país, mudança de emprego).
Cada enlutado vive a perda no seu tempo e à sua forma. As reações físicas, emocionais, cognitivas, comportamentais e sociais são comuns a outros lutos, mas ainda assim nenhum aperda é igual. O processo é feito de avanços e recuos; o tempo costuma ser um aliado na aceitação da perda.
A CONSULTA
A consulta de Luto surge para ajudar a pessoa enlutada a “renascer” após a morte de alguém amado. Na consulta, através da aprendizagem de estratégias e da ativação de recursos pessoais, chegamos a uma vivência mais tranquila e adaptada à nova realidade.
Entender o processo de Luto e aprender estratégias para lidar com a perda irá diminuir o seu sofrimento. Lembre-se: a intervenção precoce de profissionais de saúde impede o agravamento dos sintomas.
Patrícia Ruivo
Psicóloga e Hipnoterapeuta Clínica
Facilitadora de Processos de Perda e Luto
Cédula OPP: 22127
A Patrícia Ruivo formou-se em Psicologia Clínica e de Saúde pela Universidade de Coimbra e de cá para lá acumulou os saberes de Conselheira do Luto e Hipnoterapeuta Ericksoniana.
A tinta limão, em surdina, escrito no seu currículo estão as cadeiras vazias da sua avó, do seu pai e da sua irmã de quatro patas.
Estreou-se como psicóloga, sob o tecto de uma Unidade de Cuidados Paliativos e não poderia ter sentido mais que estava no sítio certo, à hora certa a fazer o trabalho certo.
Hoje, alguns anos volvidos, ajuda miúdos, graúdos e famílias a restaurar o vínculo com quem já não está, a sossegarem as tempestades que em si ressoam, a conjugarem #100lutas o verbo morreste-me, a aguarelar a dor e a serem os guardiões da memória de quem lhes morreu.
Trabalha com amor, por amor e em amor o amor.